IP

Atenção aos cuidados com a saúde auditiva no verão

Compartilhe:

Com a chegada do verão e a alta nas temperaturas, é muito comum que as pessoas procurem ir a piscinas e praias para se refrescar. E, nesse período, devido ao maior contato com a água, o surgimento de doenças auditivas se torna mais recorrente. 

A otite média aguda, problema infeccioso e inflamatório, está associada diretamente ao acúmulo de fluidos no canal auditivo e pode gerar diversos transtornos como irritações e infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Os sintomas mais comuns que alertam para a existência da doença são: febre, irritabilidade, bolhas de ar,  secreções e dores intensas nos ouvidos. 

Para  aproveitar as férias de verão prevenindo o problema, os principais cuidados incluem o uso de protetores auditivos, cuidado com a pressão da água, limpeza e secagem adequada dos ouvidos. E, para pessoas que utilizam algum tipo de aparelho auditivo, a atenção deve ser redobrada para evitar perda ou danos. 

É essencial estar atento aos sinais e monitorar os sintomas, principalmente, para pessoas que já tenham a otite identificada. Procurar um especialista é sempre recomendável para adotar o acompanhamento e tratamento adequado.