IP

Carnaval: Cuidados com o uso de pomadas modeladoras de cabelo

Compartilhe:

Com a chegada do Carnaval, o uso de pomadas e sprays para fixar e modelar penteados aumenta. Mas, apesar de serem muito utilizados pelos foliões nas produções para a brincadeira, esses produtos podem causar diversos problemas, principalmente, para a saúde da pele e dos olhos. 

Os relatos de intoxicação ocular devido ao uso das pomadas modeladoras têm aumentado e, devido a isto, as medidas de fiscalização e o alerta de profissionais têm crescido. Os efeitos incluem queixas ligadas especialmente a intoxicação ocular, como queimaduras, coceira, vermelhidão, inchaço, ardência, cegueira temporária, além de dores de cabeça. 

Nesse sentido, especialistas recomendam que, antes de usar esses produtos, o consumidor deve se atentar às instruções de uso do fabricante, ao prazo de validade e se a consistência e cor não estão alterados, além disso, é indispensável se certificar se as pomadas são liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outra dica é evitar molhar o rosto e cabelo, que pode espalhar o produto. 

Se ocorrer o contato com os olhos, o mais adequado é lavar a área delicadamente com água corrente ou soro fisiológico. E, se permanecerem os sintomas, é necessário procurar um especialista para a prescrição do tratamento adequado.