Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que no Brasil, a cada triênio, são detectados cerca de 11.540 novos casos de leucemia, 8° tipo de câncer que causa mais mortalidade no mundo.
A leucemia Mieloide é diagnosticada principalmente em adultos acima de 45 anos, mas também pode ocorrer em crianças, sendo esta mais frequente em homens do que em mulheres, mas o risco médio durante a vida em ambos é de aproximadamente 1%.
O INCA afirma que os casos estão relacionados à exposição de agricultores e trabalhadores da indústria, mineração e construção civil a agentes causadores da doença, como: agrotóxicos, amianto, benzeno e sílica. A doença, que afeta os glóbulos brancos do sangue e leva a produção de células cancerígenas na medula óssea, prejudica a imunidade e causa infecções nos pacientes.
Procurar um especialista e fazer o diagnóstico precoce, pode aumentar, inclusive, as chances de cura, através do acompanhamento e tratamento adequado. Por isso, é fundamental evitar o contato direto com produtos químicos e estar atento aos sinais da doença, como fraqueza, sangramentos nasais, anemia e hematomas.