IP

Mês de conscientização sobre o câncer de pele: saiba como se prevenir 

Compartilhe:

O mês de dezembro marca o início do verão no Brasil, e, com ele, vem o aumento das temperaturas e maior incidência de raios UV.  Diante disso, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados para evitar problemas associados ao câncer de pele. É nesse contexto que surge a importância da campanha “Dezembro Laranja”. 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma corresponde a 30% dos tumores malignos mais frequentes no Brasil. E, para se prevenir, algumas medidas devem ser tomadas: evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente entre as 10h e 16h; usar chapéu, óculos de sol e roupas que protejam a pele e aplicação diária do protetor solar, FPS 30 são algumas das recomendações dos especialistas. 

 

O cuidado é ainda maior quando se trata de pessoas com tom de pele clara, olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou que são albinas. Pessoas de pele negra também devem se atentar e evitar a exposição, mesmo que a incidência seja menor, pois existem fatores genéticos que também podem influenciar no desenvolvimento da doença. 

 

Ao notar alterações na pele, como manchas, pintas ou lesões que coçam, sangram e mudam de cor ou não cicatrizam, deve-se procurar um dermatologista imediatamente.