IP

Com que frequência deve-se consultar o pediatra?

Compartilhe:

No seu desenvolvimento até a infância, o bebê passa por muitas mudanças, assim como a família e sua rotina. Os cuidados podem gerar dúvidas, e por isso é importante fazer o acompanhamento próximo com um profissional de confiança. Você já sabe com qual frequência deve-se visitar o pediatra?

 

A primeira visita deve ser feita antes mesmo do bebê nascer, no finalzinho da gestação. Esse é o momento para tirar as dúvidas quanto aos cuidados nos primeiros dias de vida, mas também de se familiarizar com o profissional escolhido e ver se este corresponde às expectativas e ao estilo da família.

 

Após o nascimento, é necessário combinar com o médico quantas visitas serão necessárias no primeiro mês, mas o ideal é que sejam feitas em média três consultas neste período.

 

Entre três e seis meses de vida, o bebê passa por saltos de desenvolvimento que devem ser acompanhados pelo pediatra em visitas mensais. Já dos sete meses aos dois anos de idade, o ideal é a visita bimestral.

 

No período dos dois aos seis anos, as consultas passam a ser trimestrais, dos seis aos sete anos semestral, e a partir daí até a adolescência anual, caso a criança não apresente nenhum problema de saúde.